Os festivais de inverno de Entre Rios de Minas foram promovidos pelo Instituto Maria Helena Andrés desde 2006, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, tendo como patrocinadores a Gerdau Açominas e a Cemig e o apoio da Prefeitura Municipal. Os festivais buscaram propiciar à comunidade, em especial da região do Campo das Vertentes, a oportunidade de se aproximar de espetáculos eruditos e populares, além de palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, e também de participar de oficinas de formação cultural e artística, como yoga, pintura, desenho, música, literatura, história, teatro, circo, arte, educação, ecologia, dança, arquitetura, contos, vídeo, arte no computador, capoeira, gastronomia, cerâmica, artesanato, entre outras.
O 1º Festival de Inverno (FI), de 2006, ofereceu 614 vagas em 14 oficinas; o 2º (2007) abriu 900 vagas em 20 oficinas; o 3º FI (2008) ofertou 903 vagas para 22 oficinas; e o 4º Festival (2010) disponibilizou 520 vagas nas suas 12 oficinas. A maior parte das vagas nos quatro festivais foi preenchida, destacando-se o 2º FI com mais de 90% de adesão, e o 3º, com quase 100% de ocupação.
Os Festivais, coordenados por Ivana Andrés Ribeiro e Simone Senra, e acontecidos na cidade de Entre Rios de Minas, foram estendidos ao bairro Castro, na zona rural do município, a partir da sua terceira edição, ampliando a atuação do IMHA. O 4º Festival contou com o envolvimento de moradores da comunidade rural Natividade dos Ferreiras, os quais ministraram oficinas visando à preservação das tradições históricas e culturais locais, e realizaram apresentações folclóricas ao final do evento.
Estima-se que 12 mil pessoas tenham participado de todos os eventos e oficinas das quatro edições do Festival de Inverno.