2023
São Paulo – Exposição de Maria Helena Andrés & Almandrade, em parceria com a Galeria AM/São Paulo
Nova Iorque – Participação no evento internacional sobre a Água/Water, com a live Água: Educação, Arte e História, promovido pela ONU.
Juiz de Fora – Apresentação da comunicação de Marília Andrés Ribeiro sobre A construção da exposição Maria Helena Andrés/Centenária,
no 43º Colóquio do CBHA – Urdiduras Metodológicas – realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais.
2022
Em Belo Horizonte
– Realização de seis lives no Webnário Escola Guignard – UEMG
– Exposição Maria Helena Andrés / Centenária na Galeria do Minas Tênis Clube
Em Entre Rios de Minas
– Realização do projeto das Bordadeiras de Quinta em parceria com o IMHA
2021
Em Brumadinho
– Realização de 9 lives do projeto Diálogos IMHA/2021: Transpandemia, Produzindo Música, Reflexões sobre Arte, Arte e Patrimônio, Voz e Poesia,
Pepedro nos Caminhos da Ìndia, Transarquitetura, Trajetória Artística e Fortuna Crítica de Maria Helena Andrés, janeiro-abril
– Produção e lançamento do e-book e do videoaudiobook Pepedro nos caminhos da Índia, 10 de março
– Produção e lançamento de 6 mini vídeos em Homenagem à Maria Helena Andrés, 3 de março
– Produção e lançamento do e-book Reflexões sobre Arte de Maria Helena Andrés, 7 de abril
– Produção e lançamento da Trajetória artística de Maria Helena Andrés, 7 de abril
– Produção e lançamento do e-book Fortuna Crítica de Maria Helena Andrés, 28 de abril
– Organização e catalogação do arquivo de Maria Helena Andrés, janeiro-abril
Em Entre Rios de Minas
Produção do microprojeto Bordando e brincando com o nosso patrimônio, janeiro-abril
2020
Em Entre Rios de Minas
– Lançamento do e-book: A Água Fala, de Maurício Andrés e Aparecida Andrés com ilustrações de Maria Helena Andrés, na live do Mutirão de Entre Rios de Minas, 16 de julho.
Em Belo Horizonte
– Lançamento do vídeo: A Poética do Cotidiano, sobre o cotidiano de Maria Helena Andrés no Retiro das Pedras, durante a quarentena, 2 de agosto.
– Instalação da escultura de Maria Helena Andrés, realizada por Paulo Mendes dos Santos, no Jardim de Esculturas do Retiro das Pedras, 22 de junho.
2019
Em Belo Horizonte
– Exposição Maria Helena Andrés: Colagens e Serigrafias, na Galeria do Teatro da Cidade, de Pedro Paulo Cava, outubro.
– Apresentação do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, na abertura da exposição Colagens e Serigrafias, de Maria Helena Andrés, na galeria do Teatro da Cidade, 05 de outubro.
– Participação na exposição coletiva Polimatas, realizada na UFMG, entre maio e setembro.
– Apresentação do Sarau Musical, no Retiro das Pedras, 12 de maio.
Em Entre Rios de Minas
– Participação do IMHA no Mutirão Cultural de Entre Rios de Minas, com a Oficina de Papel e a apresentação do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, 19 e 20 de julho.
2018
Em Brasília
– Apresentação do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, realizado na Embaixada da Índia, 23 de abril.
Em Belo Horizonte
– Lançamento do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, no Cine Belas Artes, com a presença da artista e dos diretores do filme, Evandro Lemos da Cunha e Danilo Vilaça, 17 de fevereiro.
– Inauguração da escultura de Maria Helena Andrés, realizada por Paulo Mendes, na sede do IMHA, 07 de abril.
– Apresentação do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência na disciplina Cinema, Memória, Política e Apagamentos, na Escola de Belas Artes da UFMG, com comentários dos diretores Evandro Lemos, Danilo Vilaça e da historiadora Marília Andrés Ribeiro, 08 de junho.
– Encontro com Maria Helena Andrés, apresentação do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência e conversa com a artista, no auditório da Escola Guignard, 15 de junho.
– Mini Talk com Maria Helena Andrés e apresentação do vídeo Color Sonata, de autoria de João Diniz, no evento Modernos e Eternos, 19 de junho.
– Homenagem a Maria Helena Andrés no Seminário Arte Concreta e Vertentes Construtivas, realizado pela ABCA e LACICOR e Getty Foundation na UFMG, 26 de junho.
– Construções Sensíveis, realizado pelo Educativo do CCBB, em parceria com o JACA, 1º de janeiro.
– Apresentação e debate do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, na Asa de Papel Café & Arte, 04 de abril.
– Apresentação e debate do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, na Faixa de Cinema da Rede Minas, 21 de dezembro.
Em Entre Rios de Minas
– Encontro com a artista Maria Helena Andrés e apresentação do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, no espaço Vila Lobo, 22 de agosto.
2017
Em Belo Horizonte
– Lançamento do vídeo Color Sonata de João Diniz, no Youtube, referente à pintura mural de Maria Helena Andrés, 15 de fevereiro.
– Exposição Eterno Retorno, de Maria Helena Andrés na Asa de Papel Café & Arte em parceria com o IMHA. Curadoria de João Diniz e Marília Andrés Ribeiro, 09 a 31 de março.
– Exposição Maria Helena Andrés. A Construção da Cor, Galeria Carminha Macedo em parceria com o IMHA. Curadoria de Wagner Nardy e Marília Andrés Ribeiro, 18 de novembro a 20 de dezembro.
– Finalização do documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência. Direção de Evandro Lemos da Cunha. Realização do IMHA, Laboratório Innovatio e patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais.
2016
Em Belo Horizonte
– Exposição Arte e política no Acervo do MAP, realizada no SESC Palladium, com curadoria de Marília Andrés Ribeiro e Ana Luiza Neves e lançamento do catálogo. Inserção da obra Radioactive Ship, de Maria Helena Andrés na mostra e no catálogo, 22 de junho a 31 de julho.
– Início da produção do filme Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, em parceria com o Laboratório INNOVATIO e patrocínio do FEC, setembro (projeto em andamento).
– Produção do site de Maria Helena Andrés por Eliana Andrés Ribeiro, setembro (projeto em andamento).
– Lançamento virtual da Autobiografia de Maria Helena Andrés, no site do IMHA, organizada por Maurício Andrés Ribeiro. (novembro).
– Lançamento do filme Fotografia e Natureza com depoimento de Maria Helena Andrés, no Youtube, realizado por Fernanda Granato e Walmir Gois, dezembro.
– Organização do dossiê do IMHA por Fernanda Granato, dezembro.
Em Los Angeles
– Participação de Marília Andrés Ribeiro no Seminário Arte Concreta, organizado pelo LACICOR/UFMG, na Fundação Getty. Apresentação da comunicação Arte Concreta e dimensões construtivas no Brasil. Inserção da obra Cidade Iluminada, de Maria Helena Andrés, pertencente ao MAP, na apresentação e no texto, 19 a 21 de setembro.
Em São Paulo
– Publicação do artigo de Marília Andrés Ribeiro sobre o Museu de Arte da Pampulha no Jornal da ABCA, n. 40, ano XIV, divulgado no site www.abca.art.br. Inserção da obra Radioactive Ship, de Maria Helena Andrés, pertencente ao acervo do MAP, na publicação, dezembro.
2015
Em Nova Lima
– Exposição e produção do catálogo Fotografia e Natureza, em parceria com a Lemos de Sá Galeria de Arte, dos artistas Maria Helena Andrés, Eymard Brandão, Jayme Reis e Pedro Àriza Gonzales, com a curadoria de Marília Andrés Ribeiro e expografia de João Diniz, 14 março a 11abril.
Em Belo Horizonte
– Exposição Maria Helena Andrés: pinturas, esculturas e projetos, em comemoração aos 70 anos da Escola Guignard, realizada na Galeria da Escola Guignard, com curadoria de Cláudia Renault e Marília Andrés Ribeiro, 14 setembro a 3 outubro.
– Aula aberta com Maria Helena Andrés durante a exposição da artista na Escola Guignard, 30 setembro.
– Divulgação da reportagem em vídeo Exposição de Maria Helena Andrés na Escola Guignard no programa Agenda, da TV Minas, produzido por Fernando Tibúrcio, em setembro.
– Lançamento da 3ª edição do livro Os Caminhos da Arte, de Maria Helena Andrés, produzido pela Editora C/Arte, com a atualização realizada por Eliana Andrés.
– Aula aberta com Maria Helena Andrés na inauguração da Escola Experimental de Arte, idealizada por Priscila e Alberto Freire, na Chácara Santa Eulália, na Pampulha, 3 outubro.
– Exposição Caminhos da Índia, Maria Helena Andrés”, realizada no espaço da FACE/UFMG, integrando a 2ª Jornada Internacional Índia/Brasil, coordenada pelo Prof. Roberto Luís Melo Monte-Mor, com curadoria de Marília Andrés Ribeiro e Paulo Baeta, 9 a11 novembro.
– Depoimento de Maria Helena Andrés à equipe do projeto Arte Concreta e vertentes construtivas no Brasil: A materialidade da forma, coordenado pelo Prof. Luiz Souza, realizado pelo LACICOR/UFMG, no Museu de Arte da Pampulha, 7 de novembro. (O projeto está em andamento e focaliza a obra Cidade Iluminada”, de Maria Helena Andrés, pertencente ao acervo do MAP).
Em Brumadinho
– Produção do vídeo Olhando as montanhas”, realizado por vários colaboradores a partir de imagens e poemas de Maria Helena Andrés e finalizado por Fernanda Granato, em setembro.
– Registro da exposição e das entrevistas com depoimentos de Maria Helena Andrés, Eymard Brandão, Pedro Àriza Gonzalez, Marília Andrés Ribeiro, realizado por Walmir Gois e Fernanda Granato e apresentado aos amigos do IMHA, novembro.
– Preparação do Projeto do documentário Maria Helena Andrés: vida e obra, a ser realizado pela equipe do IMHA, em parceria com a equipe do Laboratório INNOVATIO/UFMG e patrocinado pelo Fundo de Cultura da Secretaria do Estado de Minas Gerais (projeto em andamento).
– Projeto de restauração de seis obras de Maria Helena Andrés, realizada por Moema Queiroz, durante todo o ano.
– Atualização do facebook e do site do IMHA, realizado por Walmir Gois e Fernanda Granato.
– Encontro dos amigos do IMHA, realizado no dia 28 de novembro, na sede do Instituto, para
confraternização e apresentação dos projetos que ocorreram durante o ano.
Em São Paulo
– Publicação do texto A Natureza em Transformação, de André Melo Mendes no Jornal Arte e Crítica da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), n. 33, Ano XIII, mar. 2015.
No Rio de Janeiro
– Comunicação de Marília Andrés Ribeiro sobre Fotografia e Natureza: uma proposta curatorial, apresentada no XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), realizado no Rio de Janeiro, 24 a 29 de agosto.
2014
Em Entre Rios de Minas
– Curso Design & Multimídia
– Transferência da sede do IMHA para o Condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho/MG
Em Brumadinho
– Abertura da sede com a apresentação do Monólogo, de Luciano Luppi
2013
Em Entre Rios de Minas
– 1a Semana de Arte de Entre Rios de Minas
– Exposição de Maria Helena Andrés: Paisagens, das décadas de 1940-1950
– Ponto de Cultura Música para Todos: curso Design & Multimídia
2012
Em Entre Rios de Minas
– Projeto Música na Escola
– Projeto Quinta das Artes
– Ponto de Cultura Música para Todos: Curso de Design & Multimídia e Musicalização
– Curso Educação Musical
– Oficina de Sensibilização e Capacitação Musical
– Oficinas de verão – Edição 90 anos Maria Helena Andrés
– Projeto CinemIMHA
Em Belo Horizonte
– Exposição Memórias, Galeria Livrobjeto, C/Arte Projetos Culturais
Em Jeceaba
– Projeto A Arte pela Vida
– 1º Festival Cultural de São Brás do Suaçuí e Jeceaba: Semeando cultura, colhendo talentos
Em São Brás do Suaçuí
– Projeto Música na Escola
– 1º Festival Cultural de São Brás do Suaçuí e Jeceaba: Semeando cultura, colhendo talentos
2011
Em Entre Rios de Minas
– Projeto Música na Escola
– Projeto Quinta das Artes
– Projeto Resgate com Arte: Aprendizado Multidisciplinar Através das Artes
– Ponto de Cultura Música para Todos
Em Jeceaba
– Projeto A Arte pela Vida
2010
Em Entre Rios de Minas
– 4º Festival de Inverno de Entre Rios de Minas
– Replantio da Gameleira de Olhos D’Água/MG
– Projeto Música na Escola
– Projeto Quinta das Artes
– Projeto Resgate com Arte: Aprendizado Multidisciplinar Através das Artes
Em Jeceaba
– Projeto A Arte pela Vida
2009
Em Entre Rios de Minas
– Projeto Quinta das Artes
– Exposição Clique Turismo 2009: Minas Gerais sob o Olhar do Turista
– Projeto Música na Escola
– 1º Mutirão Cultural de Entre Rios de Minas
– Festa da Padroeira do bairro de Santa Efigênia
Em Belo Horizonte
– Exposição Maria Helena Andrés | Linha e Gesto, Palácio das Artes, de 12 de dezembro a 21 de fevereiro
2008
Em Entre Rios de Minas
– Lançamento do cd Águaluz, de Alexandre Andrés
– Campanha em defesa do patrimônio arquitetônico de Entre Rios de Minas
– 3º Festival de Inverno de Entre Rios de Minas
– Lançamento do cd Lusco-fusco
– Reuniões para a elaboração do Plano Diretor de Entre Rios de Minas
– Projeto Música na Escola
2007
Em Entre Rios de Minas
– Projeto CinemIMHA
– Espetáculo Cartas Poéticas, com Luciano Luppi e Ivana Andrés
– 2º Festival de Inverno de Entre Rios de Minas
– Campanha de preservação da Serra do Gambá e das Ruínas da Casa de Pedra
– Projeto Música na Escola
Em Belo Horizonte
– Exposição de Maria Helena Andrés: O Caminho das Águas, Galeria da COPASA
Em várias cidades
– Lançamento do livro Pepedro nos Caminhos da Índia, de Aparecida Andrés e Maria Helena Andrés
2006
Em Entre Rios de Minas
– Campanha de preservação da Serra do Gambá
– Exposição fotográfica Festas e Folias em Minas e exibição de filmes
– Exposição Textos e Poesias
– 1ª Mostra de Códigos e Linguagens
– Cinearte Sarau
– Projeção de fotos do Clique Turismo 2005/ Esportes de Aventura e do 3º Gambike
– 1º Festival de Inverno de Entre Rios de Minas
– Exposição fotográfica Clique Turismo 2006, Serra do Cipó/MG
– Projeto Música na Escola