Projeto IMHA Ponto de Cultura/2021
Durante o 1º semestre de 2021 foi realizado o Projeto IMHA/Ponto de Cultura, aprovado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.
O projeto focaliza a comemoração dos 100 anos de Maria Helena Andrés e, ao mesmo tempo, valoriza o patrimônio histórico e cultural de Entre Rios de Minas. Sendo assim, trabalhamos na produção de vídeos, e-books, lives e oficinas on line, que incentivaram a integração do saber artístico e cultural com o conhecimento das novas mídias. E, em contrapartida, incentivamos a realização de um microprojeto – Bordando e brincando com o nosso patrimônio – em Entre Rios de Minas.
Durante o período da pandemia da Covid-19, foram produzidos a trajetória artística de Maria Helena Andrés e dois blogs de Maria Helena Andrés (www.mariahelenaandres.blogspot.com / www.memoriaseviagensmha.blogspot.com), bem como a atualização e manutenção do site do Instituto Maria Helena Andrés (www.imha.org.br).
Organizamos o arquivo e a autobiografia de Maria Helena Andrés para a produção de um e-book sobre o pensamento da artista – Reflexões sobre arte – e outro sobre os textos críticos – Fortuna crítica de Maria Helena Andrés -, além de um e-book e um áudio-book do livro Pepedro nos Caminhos da Índia.
Realizamos a produção de sete mini vídeos em homenagem à Maria Helena Andrés, relacionando-os com as fases de sua trajetória artística, e de oito lives que discutiram temas relacionados com a cultura, a educação, as artes, a arquitetura, o meio ambiente e o patrimônio cultural. Essas ações visaram divulgar o pensamento holístico de Maria Helena Andrés para um público mais amplo e estão disponibilizadas no site do IMHA.
Em Entre Rios de Minas realizamos um microprojeto de educação patrimonial, Bordando e brincando com o nosso patrimônio, a partir das atividades realizadas pelo grupo das Bordadeiras de Quinta, com a organização de oficinas híbridas de educação patrimonial, bem como a produção de jogos educativos que estão sendo distribuídos às crianças da rede pública municipal, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.
O microprojeto contemplou um público formado por professores, representantes das escolas municipais e estaduais presentes no município, bem como representantes da Secretaria de Cultura, CODEC e das entidades civis locais.
O Instituto Maria Helena Andrés trabalha, há muitos anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas. Portanto, esse projeto foi idealizado com base nas necessidades que a Secretaria de Cultura do município advertiu serem urgentes em relação à preservação da cultura e do patrimônio histórico da cidade.
O projeto IMHA/2021 envolveu uma equipe interdisciplinar composta por professores, historiadores, artistas, arquitetos, músicos, ambientalistas, vídeomakers, gestores culturais, revisora, técnico em informática, motoboy, secretária, contador, etc, contribuindo para a dinamização da economia criativa e do circuito cultural de Minas Gerais.