O projeto Música na Escola estreou em 2006, realização do IMHA em parceria com a SICOOB Credicampo. Seu objetivo principal era estimular a criatividade, a concentração e a atenção das crianças da fase introdutória ao quinto ano do Ensino Fundamental, por meio do aprendizado dos elementos básicos da música e do desenvolvimento de uma audição ativa e crítica, valorizando todos os aspectos da criação musical, a partir do conhecimento de diferentes estilos, gêneros, épocas e culturas. No início, houve a capacitação dos músicos que seriam responsáveis por ministrar as lições semanais, no horário regular das aulas, e também dos educadores que acompanhariam seus alunos nesse processo, promovendo atividades e brincadeiras pedagógicas de apoio durante todo o período letivo.
Em 2008, o Música na Escola beneficiou quase 600 alunos no município; em 2009, cerca de 400 receberam educação musical e, em 2010, aproximadamente 600 estudantes foram atendidos pelo Projeto. De 2006 a 2008, contou com o patrocínio da SICOOB Credicampo e, em 2009, foi a vez de a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) financiar as ações de formação musical. Obteve também aporte financeiro complementar de vários aplicadores individuais que, anualmente, investiram parte do seu Imposto de Renda no Fundo de Apoio à Infância e Adolescência (FIA).
Na região do Campo das Vertentes, o IMHA já é referência no ensino de música na escola, que começou em Entre Rios de Minas e alcançou São Brás do Suaçuí. Por meio de doações de pessoas físicas feitas em 2010 e 2011 pelo FIA, dez turmas do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Amélia D’Anunciação Pyramo receberam aulas de música durante o ano de 2012.
Em Entre Rios de Minas, o Música na Escola incluiu o bairro Castro e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade, também com doações da Cemig pelo FIA. Além disso, novos músicos foram preparados para dar aulas de educação musical durante um curso de uma semana de aprofundamento em técnicas pedagógicas.