Go to Top

Apresentação

[rev_slider apresentacao]

 <p>
<p>       

O Instituto Maria Helena Andrés (IMHA) foi fundado em abril de 2005, por um grupo de pessoas interessadas em promover o desenvolvimento humano e o despertar da consciência, por meio de ações culturais, de inclusão social e de educação pela arte.

Sua atuação, fundamentada na vida e obra da artista plástica e escritora Maria Helena Andrés, valoriza a arte como processo educativo e instrumento capaz de estender a criatividade ao cotidiano, pelo intercâmbio entre diversas áreas: artes plásticas, música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, vídeo, história, literatura, yoga, ecologia, arquitetura, artesanato e novas mídias.

O Instituto, que tem sua sede atual no Condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho, foi qualificado, pelo Ministério da Justiça, em dezembro de 2006, como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Em 2010, formalizou convênio com a Secretaria Estadual de Cultura e o Ministério da Cultura para a instalação de um Ponto de Cultura no município de Entre Rios de Minas/MG, integrante de uma rede orgânica de gestão e criação cultural, o que potencializou as iniciativas culturais já existentes naquela cidade.

Com quatro festivais de inverno e diversos outros eventos e projetos educativos e culturais realizados, o Instituto se consolidou como um ponto de referência nos Campos das Vertentes, possibilitando cada vez mais a inclusão social e o acesso à cultura nessa região do Estado de Minas Gerais.

A transferência do IMHA para a região da Grande Belo Horizonte significou uma mudança no direcionamento do Instituto, agora voltado para o registro, a catalogação, a preservação, a divulgação e a circulação da obra de Maria Helena Andrés, através da produção de exposições, vídeos, filmes, livros e outros eventos.