Go to Top

Exposição A Construção da Cor

A exposição A Construção da Cor, realizada entre os dias 18 de novembro e 20 de dezembro, na Galeria Carminha Macedo apresentou a série de colagens que são os trabalhos mais recentes de Maria Helena Andrés.

A exposição que teve as curadorias de Marília Andrés Ribeiro e Wagner Nardy está inserida nos projetos Pé Direito e Vitrine D’Arte da Galeria Carminha Macedo.

No decorrer da exposição tivemos uma conversa com a artista, os curadores e a galerista, aberta ao público interessado, no dia 14 de dezembro.

A vitalidade da cor, o ritmo das formas e a organização espontânea das colagens da artista resgata a fase Construtiva, atualizando a sua construção da cor.

Segundo o depoimento de Maria Helena: “As colagens já existiam há muito tempo no meu trabalho, desde os anos 1960 na minha fase de guerra. Usei colagens também na minha fase de astronautas como complemento da pintura. As colagens de agora surgem da necessidade de substituir as tintas pelo papel. Recorri às minhas pinturas construtivas dos anos 1950. Na época eu pintava cada cor separadamente sobre a superfície da tela. Agora cada cor é recortada e colada na folha de papel. Não existe mais a pintura, mas existe a cor construída sobre o papel. Substitui a pintura gestual, que exigia um esforço corporal, pelas colagens que eu faço assentada em frente a minha mesa.”