Go to Top

1ª SEMANA DE ARTE DE ENTRE RIOS DE MINAS

Entre os dias 30 de julho e 02 de agosto de 2013, foi promovida a 1ª Semana de Arte de Entre Rios de Minas, com oficinas, workshops, eventos e a inauguração de uma exposição de Maria Helena Andrés, criando um ambiente cultural na comunidade para que crianças, jovens, adultos e educadores tivessem experiências artísticas no campo da música, fotografia, cinema e artes visuais.

As oficinas de fotografia, pinhole e documentário foram oferecidas por professores do Laboratório Innovatio, coordenado por Evandro Lemos da Cunha, com participação de 17 alunos, e o objetivo de atender a uma demanda de dinamização das áreas de fotografia e cinema de Entre Rios de Minas, o que, futuramente, poderá resultar na fundação de um cineclube na cidade.

A oficina de Documentário girou em torno de uma produção sobre Maria Helena Andrés, permitindo aos professores e alunos a realização das primeiras filmagens da entrevista com a artista na beira do fogão a lenha de sua fazenda Luiziânia e no espaço da exposição na sede do IMHA. O documentário está em andamento e será desenvolvido pela equipe do Laboratório Innovatio em parceria com o IMHA.

Um workshop — Musicalização infantil: a linguagem lúdica da música — teve a participação de 30 crianças, introduzidas nesse universo por meio de brincadeiras, o que lhes propiciou um contato inicial com a linguagem musical.  Esse laboratório foi ministrado pelos professores de música entrerrianos Iraty Boelsums, Ralph Oliveira Lima e Verônica Nóbrega, todos ex-alunos dos cursos do IMHA e atuantes no projeto Música nas Escolas.

Na abertura, foi inaugurada, na sede do IMHA, às 18h, uma exposição de desenhos, aquarelas e pinturas feitos por Maria Helena Andrés nas décadas de 1940/50, que mostram as paisagens, as festas e o cotidiano da vida rural de Entre Rios de Minas, onde a artista passava finais de semana na Fazenda da Barrinha, com seu marido, Luiz Andrés Ribeiro de Oliveira.

A realização da 1ª Semana de Arte de Entre Rios de Minas foi uma iniciativa do Instituto Maria Helena Andrés que contou com a parceria do Laboratório Innovatio, o qual ofereceu as oficinas de fotografia, pinhole e documentário; do Villa-Lobo Arte Bar, que propiciou o espaço para os eventos musicais e a realização do workshop de musicalização infantil; da Escola Estadual Ribeiro de Oliveira, que abriu suas salas de aula para as oficinas de artes visuais, enquanto a produção e divulgação das peças gráficas ficaram a cargo da C/Arte Projetos Culturais.