Go to Top

PONTO DE CULTURA MÚSICA PARA TODOS

A partir do sucesso do projeto Música na Escola, o IMHA obteve, em 2009, a aprovação do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, para a instalação do Ponto de Cultura Música Para Todos.

Em 2010, foi formalizado convênio com a Secretaria de Estado de Cultura para dar início à instalação do Ponto em uma sala dentro da sede do IMHA. Inaugurada em maio de 2011, a sala abriu espaço para que dez jovens do Ensino Médio pudessem registrar o universo musical de Entre Rios de Minas, um material de pesquisa para apoio às aulas de música do projeto Música nas Escolas. Durante seis meses, esses estudantes foram instruídos por professores especializados nas áreas de design, multimídia e música, quando se elaboraram três vídeos, que contribuíram para reforçar as disciplinas nas escolas, motivando o interesse dos alunos e abrindo um canal de interatividade entre as áreas de informática e de música.

As atividades do Ponto de Cultura foram planejadas para acontecer em três anos consecutivos. No primeiro ano, a meta foi preparar os jovens para a confecção do material virtual, como também realizar um novo treinamento de todos os educadores da rede pública do Ensino Fundamental, objetivando dar continuidade ao acompanhamento às aulas de música nas escolas.

O curso de Design & Multimídia e Musicalização, ministrado pelos professores Aruan Mattos e Frederico Leão Boelsums, teve como objetivo capacitar os alunos em softwares de edição de áudio e vídeo. Para isso, foram desenvolvidas videoaulas para, posteriormente, serem distribuídas nos cursos de musicalização das escolas do município. Foram feitos documentários sobre músicos veteranos que permeiam o solo de Entre Rios de Minas, com narrativas líricas, visando a preservar a memória artística e cultural da cidade. São eles: Osmar Adelino — Violão em SerestaTião Azevedo — O artesão dos sons; Seu Divino — Versos Sanfonados. Também foram produzidas videoaulas sobre iniciação musical (intensidade, altura, timbres e andamento); uma trilha sonora, e a edição de áudio do vídeo 1º Resgate com Arte, com o apoio dos alunos  monitores do curso; e, ainda, um documentário sobre a Serra do Gambá, em parceria com os estudantes da Escola Estadual Ribeiro de Oliveira.

Em 2012, houve a aquisição de novos instrumentos musicais e foi dada continuidade às aulas de música nas escolas, lecionadas semanalmente para cerca de mil crianças. Nesse ano, o Ponto de Cultura Música para Todos foi novamente palco para a aproximação das novas gerações com a história de músicos, bandas e luthiers… Por meio do Fundo da Infância e da Adolescência, e com o patrocínio da Cemig, foram ministradas duas edições do curso de Design & Multimídia para jovens, com ênfase no resgate do universo cultural da região. Os programas tiveram a duração de quatro meses e a participação de 16 alunos. A finalização do Projeto ocorreu com a aquisição de novos equipamentos para ampliação da sala de produção e edição de vídeos.

Entre 2012-2014, o IMHA deu prosseguimento ao curso Design & Multimídia com os professores Tuca Boelsum, Alejandro Restrepo, Gabriel Caram e Vinicius Odilon e foram produzidos os seguintes vídeos, que estão disponibilizados no Youtube: Dona Maria; Música para TodosValicoO Poeta da SerraBenzedeirasSeresta Rios ao Luar; Música nas EscolasSinos e seu Sinais, e Corrida Maluca.