Go to Top

FESTIVAIS DE INVERNO DE ENTRE RIOS DE MINAS

Os festivais de inverno de Entre Rios de Minas foram promovidos pelo Instituto Maria Helena Andrés desde 2006, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, tendo como patrocinadores a Gerdau Açominas e a Cemig e o apoio da Prefeitura Municipal. Os festivais buscaram propiciar à comunidade, em especial da região do Campo das Vertentes, a oportunidade de se aproximar de espetáculos eruditos e populares, além de palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, e também de participar de oficinas de formação cultural e artística, como yoga, pintura, desenho, música, literatura, história, teatro, circo, arte, educação, ecologia, dança, arquitetura, contos, vídeo, arte no computador, capoeira, gastronomia, cerâmica, artesanato, entre outras.

O 1º Festival de Inverno (FI), de 2006, ofereceu 614 vagas em 14 oficinas; o 2º (2007) abriu 900 vagas em 20 oficinas; o 3º FI (2008) ofertou 903 vagas para 22 oficinas; e o 4º Festival (2010) disponibilizou 520 vagas nas suas 12 oficinas. A maior parte das vagas nos quatro festivais foi preenchida, destacando-se o 2º FI com mais de 90% de adesão, e o 3º, com quase 100% de ocupação.

Os Festivais, coordenados por Ivana Andrés Ribeiro e Simone Senra, e acontecidos na cidade de Entre Rios de Minas, foram estendidos ao bairro Castro, na zona rural do município, a partir da sua terceira edição, ampliando a atuação do IMHA. O 4º Festival contou com o envolvimento de moradores da comunidade rural Natividade dos Ferreiras, os quais ministraram oficinas visando à preservação das tradições históricas e culturais locais, e realizaram apresentações folclóricas ao final do evento.

Estima-se que 12 mil pessoas tenham participado de todos os eventos e oficinas das quatro edições do Festival de Inverno.