Go to Top

MUTIRÃO CULTURAL

Em julho de 2009, voluntários e amigos da cultura de Entre Rios de Minas se articularam para realizar o Mutirão Cultural de Entre Rios de Minas, que aconteceu em substituição ao Festival de Inverno, cuja ocorrência não se viabilizou, naquele ano, por falta de patrocínio. Tratava-se de uma conjuntura nacional — e também internacional — bastante difícil, do ponto de vista econômico, posterior à crise financeira que abalou mundialmente o mercado.

Durante o Mutirão, cerca de 100 pessoas e entidades realizaram palestras; oficinas; apresentações musicais e teatrais; mesas-redondas; lançamento de livro; desfiles; exposições de fotos, filmes, artesanatos, e elaboração de quitandas, com marcante presença da comunidade. As 32 oficinas contaram com a participação de aproximadamente 600 alunos. O IMHA contribuiu ativamente como apoiador e também realizador, por meio do trabalho voluntário de seus associados  em eventos e oficinas, além de colaborar com recursos financeiros e sua experiência como organizador de três festivais de inverno.

Em outubro do mesmo ano, em parceria com a comunidade do bairro entrerriano de Santa Efigênia, o Instituto colaborou nos preparativos das comemorações da Festa da Padroeira, promovendo oficinas para confecção dos adornos, ornamentação da igreja, dos andores, das casas e ruas situadas no percurso da procissão de Santa Efigênia e São Judas Tadeu, contribuindo ainda para a concretização das quermesses.

Deve-se registrar o evento público de fundação do IMHA, presidido por Euler Andrés Ribeiro, acontecido em setembro de 2005 no Centro Cultural Ministro João Ribeiro, que foi marcado por apresentação de show musical, declamação de poemas e degustação de quitandas e bebidas típicas produzidas no município, com a presença e o aplauso de centenas de cidadãos de Entre Rios de Minas e de cidades vizinhas, além de várias autoridades locais e regionais.

Em abril de 2010, após a eleição da nova diretoria do IMHA, o Instituto promoveu, na Capela de Olhos d’Água (zona rural), um recital de violão com Pedro Gervason e, ao lado da Capela, o replantio e a bênção da histórica Gameleira de Olhos D’Água, no mesmo local onde ficava a antiga e bela gameleira destruída por um raio durante uma tempestade.

Em 2012, o IMHA apoiou a realização do primeiro Festival Cultural de São Brás do Suaçuí e Jeceaba — Semeando cultura, colhendo talentos —, no período de 2 a 5 de agosto, mostrando o resultado da semente plantada há sete anos pelo Instituto, no 1º Festival de Inverno de Entre Rios de Minas. Espetáculos teatrais, shows musicais, palestras, exposições e 14 oficinas artísticas foram compartilhados por mais 4.000 pessoas, propiciando um intercâmbio entre artistas e a população local.